Alguns motivos para iniciar uma psicoterapia:

“Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.... Mude, lembre-se que a vida e uma só, experiemente coisas novas,troque novamente, mude, de novo Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e piores do que as já conhecidas, mas não é isso que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia... Só o que esta morto não muda!!!! (Edson Marques)


“ A terapia proporciona um porto seguro para os pacientes revelarem a si próprios o mais inteiramente possível. Mais que isso, oferece-lhes a experiência de serem aceitos e compreendidos depois de uma profunda exposição" - Irvin Yalom


Segundo Irvin Yalom, psiquiatra americano, existem alguns motivos que podem ajudar a identificar se está na hora de procurar um terapeuta, dentre eles: * VONTADE: Só esse motivo já é suficiente para você, pelo menos, procurar um terapeuta. Ele é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento desse tipo. Isso porque, para mudar aquilo que está incomodando, você precisa estar disposto a ouvir, refletir, cooperar. * SEUS PROBLEMAS SÃO SEMPRE OS MESMOS: A gente pode não perceber, mas acaba reagindo da mesma forma à maioria das situações. Sem notar, fazemos com que eventos terrivelmente desconfortáveis repitam-se várias e várias vezes. O terapeuta pode ajudá-lo a desfiar todo esse novelo e identificar onde está o nó, ajudando você a quebrar os padrões de comportamento que dão origem ao seu sofrimento. * DESEJO DE MUDAR: Se você sente que alguma coisa está te incomodando, você terá que decidir se continua a caminhar com este incômodo, ou tenta mudá-lo. Mexer nos seus sentimentos não é fácil e pode causar um grande mal-estar, principalmente no começo. Mas, com um pouco de paciência e apoio especializado, dá para superar esse desafio e ainda sair dele com mais força e seguir adiante. * NECESSIDADE DE SE CONHECER MELHOR: A terapia pode te ajudar a enxergar os problemas (e alegrias) do tamanho exato que tudo isso tem para você, ajudá-lo a entender quais os padrões de comportamentos que vem repetindo, por que você fica tão arrasada quando recebe uma crítica, por menor que ela seja, ou por que se sente desconfortável quando ouve um elogio, por mais merecido que ele seja. * DESEJO DE AJUSTAR AS SUAS VONTADES: O processo terapêutico pode ajudar você a desvendar o que realmente quer, o que nem sempre coincide com o que quer o seu pai, sua mãe, seu marido, seus filhos (ou quem mais for importante na sua vida). Assim, com o tempo, você pode encontrar forças para assumir que seus desejos são, na verdade, diferentes daqueles que projetaram em cima de você, e pode descobrir que, diferentemente do que pensava, ninguém vai deixar de amar você por causa disso.